jueves, 26 de octubre de 2017

PORTUGAL : CRONICA DE CLUB SLOT DE BRAGA DEL RALLY SLOT ROTA DOS SANTUARIOS


No passado sábado, dia 21 de outubro de 2017, nas instalações do Clube Slot de Braga, decorreu a 9.ª prova do Campeonato Regional de Rally Slot 2017, o Rally Slot Rota dos Santuários.
Tendo em conta que parte das instalações se encontram ocupadas com uma gigantesca pista de TT de 4 calhas, a qual irá ser utilizada na próxima sexta-feira em mais uma edição da prova de resistência 2 Horas TT do Halloween, a organização preparou apenas duas pistas, as quais foram percorridas por três vezes, num total de 6 provas especiais de classificação.
A Pista 1 tinha uma zona muito rápida e uma parte sinuosa muito técnica.
A Pista 2 recriava a subida ao Bom Jesus, apresentando um desnível de cerca de 100 centímetros entre a parte mais baixa e a parte mais alta do percurso, com as famosas curvas em "cotovelo" que deram mesmo a volta à cabeça de muitos pilotos...
Apresentaram-se em prova 14 pilotos, salientando-se a presença do piloto espanhol José Luís Rosales, o qual veio propositadamente desde Ourense para participar numa prova de rally slot no Clube Slot de Braga.
O primeiro grupo a ir para a pista foi o Grupo B.
Os pilotos participantes apresentaram-se em prova com modelos muito variados, salientando-se a rara beleza do Audi S1 do Salvador Magalhães e Ferrari 308GTB do Tiago Morgado, o mais jovem piloto em pista e que igualmente se estreou no Campeonato Regional de Rally Slot 2017.
Merece igualmente destaque o Porsche 959 da SCX com que alinhou o António Morgado.
Quanto à prova propriamente dita, assistiu-se no início a um grande equilíbrio entre o Emídio Peixoto, aos comandos de um BMW M1 da Fly, e o Marcos Dias, aos comandos de um De Tomaso da Scaleauto. Anota-se que ambos terminaram a PEC com os seguintes tempos: 47,339 e 47.382 segundos, respetivamente.
Na subida ao Bom Jesus o Emídio Peixoto "sacou" de todos os atributos do BMW M1 e cavou uma diferença de cerca de dois segundos e meio.
Nas etapas seguintes o Emídio Peixoto continuou a dilatar a vantagem, acabando por vencer o Grupo B com 4,663 segundos de vantagem para o Marcos Dias, o qual ainda conseguiu vencer a PEC 4 e a PEC 5.
No terceiro lugar ficou um inspirado Albino Dias, igualmente aos comandos de um De Tomaso da Scaleauto, averbando tempos muito rápidos na primeira etapa e na segunda etapa, conseguindo resistir ao ataque lançado pelo José Luís Rosales na terceira etapa, relegando-o para o 4.º lugar a 1,560 segundos de distância.
Hugo Gomes, desta vez sem o habitual BMW M1 emprestado pelo António Maia, correu com um Lancia 037 emprestado pelo Salvador Magalhães, terminando num pouco habitual 5.º lugar final.
Seguiu-se o António Pina Rocha, piloto oriundo de Penafiel e que tem abrilhantado as provas de rally slot com a sua presença, sendo um piloto muito rápido, mas igualmente muito bem disposto, primando pela sua educação.
No 7.º lugar ficou o Ricardo Carvalho, seguido do António Bernardino e do Mika, com o Salvador Magalhães a fechar o "Top Ten".
A Mariana Loureiro terminou no 11.º lugar, sendo a melhor concorrente feminina em prova, tendo conseguido ficar à frente do Paulo Alexandre, o qual conseguiu chegar à prova mesmo em cima da hora e alinhou com um BMW M1 da SCX absolutamente de "caixa".
Seguiu-se o António Morgado e, finalmente, o jovem Tiago Morgado, o piloto mais jovem em prova e que alinhou no Campeonato Regional de Rally Slot 2017. O seu Ferrari não colaborou....
Para consultar os resultados completos do Grupo B aceda ao seguinte link: https://docs.google.com/…/1nLGj6TgPP2nvvBmNims_sY41Je…/edit….
Terminado a horas o Grupo B, depois de um total de seis PECs, a comitiva rumou para o café para reabastecer o corpo e a alma.
Após um breve intervalo, saiu então para a pista a classe "rainha", ou seja, o Grupo WRC.
Este foi um rally fantástico em termos competitivos, com a vitória a ficar em aberto até ao final, pois o Marcos Dias e o Emídio Peixoto estavam endiabrados, sendo que ambos estavam aos comandos de Subarus equipados com chassis Slot Circuits.
No hay texto alternativo automático disponible.A PEC 1 foi vencida pelo Marcos Dias, enquanto o Emídio Peixoto venceu a PEC 2, com um equilíbrio tão grande entre ambos que o Emídio Peixoto terminou a primeira etapa na dianteira com o tempo de 78,570 segundos e o Marcos Dias terminou na segunda posição com o tempo de 78,667 segundos.
O Hugo Gomes, aos comandos de um Subaru equipado com o chassis Monte-Carlo da MSC, andou igualmente muito rápido na primeira etapa, seguindo os dois primeiros de muito perto.
La imagen puede contener: una persona, sonriendoQuanto aos restantes pilotos, o Albino Dias liderava a concorrência, seguido do Ricardo Carvalho, do Mika e do António Pina Rocha.
Na segunda etapa o Marcos Dias fez uma espetacular passagem pela PEC 3. cavando uma importante vantagem para o Emídio Peixoto, não obstante este último ter feito uma ótima PEC 4, que só não foi fantástica pela circunstância de o Hugo Gomes a ter feito de forma suprema, vencendo assim a PEC4.

A terceira etapa foi de loucos, com o Marcos Dias e o Emídio Peixoto a empreenderem um andamento irado, de tal forma que na PEC 6 ficaram separados por apenas 0,077 segundos, o qeu bem demonstra o equilíbrio entre estes dois pilotos. No final, naquela que foi uma das mais pequenas diferenças, o Marcos Dias venceu a prova com uma vantagem de 0,849, tendo empreendido um andamento muito forte e seguro que lhe valeu assim a segunda vitória consecutiva em provas do Campeonato Regional de Rally Slot 2017, relegando o campeão em título para o segundo lugar.

No hay texto alternativo automático disponible.
O terceiro lugar foi ocupado pelo Hugo Gomes, com um andamento muito seguro e rápido, sempre à espreita para aproveitar uma escorregadela dos dois primeiros.
No quarto lugar ficou o Albino Dias, igualmente muito rápido e aos comandos de um Subaru equipado com chassis Slot Circuits.
Seguiu-se o Ricardo Carvalho, o qual sentiu problemas na subida ao Bom Jesus, tendo conseguido aguentar a pressão imposta pelo Mika, o qual se sente cada vez mais à vontade com o seu Subaru.
No 7.º lugar ficou o António Pina Rocha, o qual estreou em pista um novo chassis, demonstrando o mesmo grande potencial, mas necessitando ainda de ganhar andamento em pista.

No hay texto alternativo automático disponible.

Seguiu-se o Paulo Alexandre, aos comandos de um XSARA equipado com chassis Slot Circuits.
No 9.º lugar ficou o José Luís Rosales, o qual sentiu problemas com o seu Peugeot na Pista 1, obrigando-o a moderar o andamento.
Salvador Magalhães fechou o "Top Ten", seguido da Mariana Loureiro, do António Bernardino e, finalmente, do António Morgado, o qual necessitou de sair mais cedo e não fez a terceira etapa, acabando assim por penalizar.

No hay texto alternativo automático disponible.

No hay texto alternativo automático disponible.
Para consultar os resultados completos do Grupo WRC aceda ao seguinte link: https://docs.google.com/…/1nLGj6TgPP2nvvBmNims_sY41Je…/edit….
Para consultar a atual pontuação do Campeonato Regional de Rally Slot 2017 aceda ao seguinte link: https://docs.google.com/…/1f9fwNlyxrNqKg8qUgI-HOzH-lk…/edit….

No hay texto alternativo automático disponible.
A próxima prova está agendada para o dia 25 de novembro de 2017 e será integrada no 2.º Festival Rally Slot de Braga.
Será uma prova disputada, no que se refere ao Grupo WRC e ao Grupo Produção Ninco, em piso misto, com a primeira etapa a decorrer em asfalto "limpo" e a segunda em piso de "terra".
Brevemente ser fornecidas mais informações.

La imagen puede contener: coche

No hay comentarios:

Publicar un comentario