REGULAMENTO
"BOM PILOTO NÃO BATE E NÃO RECLAMA"
Regulamento Categoria S16D FDX, Caixa Nacional e FK
ARTIGO 1º O controle e a supervisão do Campeonato Brasileiro de S16D FDX, Caixa Nacional e FK, serão exercidos pela Comissão organizadora.
ARTIGO 2º Todas as questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão organizadora através de seus membros, que será soberana.
Parágrafo 1º - QUESTÕES TÉCNICAS
Todas as modificações técnicas, aprovadas pela Comissão, serão comunicadas por meio de adendos.
Parágrafo 2º - QUESTÕES DESPORTIVAS
Todas as modificações desportivas, depois de aprovadas pela Comissão, serão comunicadas por meio de adendos.
ARTIGO 3º Para as provas do Campeonato Brasileiro de S16D FDX, Caixa Nacional e FK a Organização da Prova será atribuída à Loja Speedway Autorama, conforme calendário.
ARTIGO 4º - Da Tomada de tempos, Classificação, e montagem das baterias
Categoria SPRINT S16D Caixa Nacional(Sexta-23/10/2015)
Parágrafo 1º-O grid para a largada será determinado através de tomada de tempo com 60 segundos.
As baterias serão montadas de acordo com a classificação e a montagem das baterias será:
Todos correm entre si abcddcbaabcd. e os vencedores de cada bateria, completando melhores pelo numero total de voltas disputam a final.
Categoria SPRINT S16D FDX(Sábado-24/10/2015)
Parágrafo 1º-O grid para a largada será determinado através de tomada de tempo com 60 segundos.
As baterias serão montadas de acordo com a classificação e a montagem das baterias será:
Até 32 pilotos:Todos correm entre si abcddcbaabcd.. formando as quartas de final.
Acima de 32 pilotos:
Os 16 melhores classificados na tomada de tempo estão diretamente classificados para as quartas de final. Eles serão inseridos nas quartas de final com a estrutura abcddcbaabcddcba.
Os demais correm entre si Em estruturas eliminatórias até que fiquem 16 pilotos classificados para as quartas de final, que serão incluídos na estrutura, sendo que na quartas de final 1 os pilotos das oitavas de final de 1 a 4 se classificam para as quartas de final de 1 a 4 respectivamente.
Os 4 melhores de cada quarta de final avançam para a semifinal, sendo que os pilotos classificados nas quartas de final 1 e 2 formam a semifinal 1 e os pilotos classificados nas quartas de final 3 e 4 formam a semifinal 2.
Os 4 melhores de cada semifinal avançam para a final.
As provas eliminatórias serão realizadas até formarem os 16 pilotos que completam as quartas de final.
Categoria Motor Sorteado (Domingo-25/10/2015)
Parágrafo 1º - O grid para a largada será determinado através de tomada de tempo com 60 segundos.
Os pilotos serão classificados por tempo na ordem crescente, montando-se as baterias no sistema abcddcbaabcddcba(conforme numero de pilotos), dos quais os campeões de cada bateria estão na final, completados pelos pilotos com maior numero de voltas até completar 8 se classificam para a final, caso tenham mais de 8 baterias os 8 melhores vencedores de bateria realizam a final.
A pista será limpa apenas na abertura da loja.
ARTIGO 5º - DURAÇÃO DA PROVA
Etapas eliminatórias, será composta de baterias de 2 minutos com 1,5min de intervalo, onde o piloto percorrerá todas as fendas em sistema de rodízio tipo americano.
Etapas quartas de final e semifinal será composta de baterias de 3 minutos com 2min de intervalo, onde o piloto percorrerá todas as fendas em sistema de rodízio tipo americano.
Etapa final será composta de baterias de 4 minutos com 2min de intervalo, onde o piloto percorrerá todas as fendas em sistema de rodízio tipo americano.
A corrida motor sorteado terão todas as baterias de 3 minutos com 2min de intervalo, onde o piloto percorrerá todas as fendas em sistema de rodízio tipo americano.
ARTIGO 6º - RECOLOCAÇÃO DOS CARROS
O Diretor de Prova pode convocar qualquer piloto que não esteja participando para a função de recolocador.Preferencialmente os pilotos que correm uma bateria recolocam na bateria imediatamente posterior a sua.
O piloto que não exercer a função será excluído da sua bateria.
O piloto que estiver exercendo a função de recolocador não poderá ser substituído, salvo se apresentar comprovação de impedimento à Direção de Prova. O piloto que não exercer sua função de recolocador e ausentar-se do local da prova sem ter apresentado nenhuma justificativa de impedimento à Direção de Prova, será automaticamente desclassificado na prova seguinte, não cabendo recursos nem justificativas posteriores.Todo recolocador deverá repor o carro na fenda que corresponder ao adesivo de identificação colocado na parte frontal do veículo.
A função do recolocador é tão somente repor o carro em circulação.
ARTIGO 7º - PREMIAÇÃO
Não serão distribuídos prémios em dinheiro, serão distribuídos troféus ou taças aos 8 (oito) primeiros colocados em cada categoria, e um troféu para a pole position.
ARTIGO 8º - DA PARTICIPAÇÃO
O piloto inscrito na competição é o único responsável pelos seus atos durante o evento, incidindo sobre si as punições que vier a sofrer por infração do presente instrumento.
ARTIGO 9º - INSCRIÇÃO
Todos os pilotos deverão se inscrever antecipadamente preenchendo a "Ficha de Inscrição"
Os valores das inscrições serão de:
• S16D Caixa FDX e Caixa Nacional:
o Valor de R$ 120,00 (Inscrição e 01 par de Pneu TWP)
• FK Sorteado:
o Valor R$ 150,00 (Inscrição, 01 par de Pneu TWP e 01 Motor)
• Motor FK Extra: Valor R$ 75,00
• Pneu Extra: Valor R$ 50,00
ARTIGO 10º - TREINOS OFICIAIS
Os treinos nos dias de prova não terão custos.
ARTIGO 11º - TREINOS LIVRES
As loja patrocinadora do evento poderão abrir dias de treinos para os associados no período que anteceda a prova cobrando uma taxa de R$ 40,00 a diária.
ARTIGO 12º - É proibida a permanência, na área da pista, de qualquer pessoa que não seja piloto e recolocadores.
ARTIGO 13º - CRITÉRIOS
No Campeonato Brasileiro de S16D FDX, Caixa Nacional e FK serão observados os seguintes critérios:
a) Treinos Oficiais somente para pilotos inscritos.
b) Os pilotos inscritos, devem estar presentes, no horário previsto no adendo afixado na loja.
c) O não comparecimento do piloto no local e horário determinado pelo adendo da prova, desobriga a Organização da Prova a esperá-lo para a largada da prova, mesmo que estes horários estejam antecipados.
* Será obrigatória a presença de todos os pilotos antes da tomada de tempo, pois os carros serão vistoriados e apreendidos e liberados para inicio de sua bateria.
ARTIGO 14º - RESULTADOS
Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelos Comissários Desportivos.
A publicação do resultado deverá preceder em, pelo menos, 20 (vinte) minutos à entrega de prêmios.
ARTIGO 15º - VISTORIAS TÉCNICAS
Validade: Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova.
No caso de ser encontrada irregularidade técnica o piloto deverá fazer o conserto do mesmo com pista ligada.
Os preparadores dos pilotos envolvidos deverão estar presentes nas vistorias. Os pilotos cujos carros estiverem em desacordo com as especificações técnicas de suas categorias sofrerão as penalidades pertinentes, previstas deste regulamento.
Serão vistoriados os três primeiros colocados de cada categoria.
ARTIGO 16º - LACRE/IDENTIFICAÇÃO
Os comissários Técnicos, conforme seus próprios critérios, poderão lacrar e/ou identificar os equipamentos, devendo estes ficar à disposição da Comissão Técnica até o término da vistoria final.
Parágrafo único - A violação, a quebra ou a adulteração dos lacres de identificação resultarão na desclassificação sumária do concorrente, da bateria ou da prova.
ARTIGO 17º - PROCEDIMENTOS
O Comissário Técnico da prova, devidamente credenciado pela Comissão procederá à verificação dos carros em local previamente determinado.
A desmontagem das partes quando exigidas será feito por apenas um mecânico, devidamente identificado, indicado pelo piloto e sem nenhum ônus para o organizador ou loja na presença daquele comissário.
As peças deverão ser apresentadas em condições de serem conferidas e medidas.
ARTIGO 18º - PNEUS
Será obrigatória a utilização de pneus indicados pela loja organizadora, lacrado pelo lojista, esse jogo de pneus deverá ser adquirido junto a Loja patrocinadora do evento.
Caso um pneu apresente um defeito, deverá ser apresentado ao Comissário Técnico para comprovação, autorizando-se então a troca por um segundo pneu ou outro par adquirido do lojista e previamente lacrado.
ARTIGO 19º - ASPECTOS ESPECÍFICOS PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO S16D FDX, Caixa Nacional e FK:
a) Sendo verificado pelo Diretor de prova a ocorrência de perda de algum item do carro, o piloto será comunicado e deverá repará-lo de imediato, caso estiver pondo em risco os demais competidores.
b) Não será permitido retirar o carro da pista quando a corrida for interrompida por paradas ou problemas técnicos.
c) Ao término da última fenda de cada bateria, é proibido retirar o carro da pista, ou seja, nem piloto nem mecânico podem fazer isso mesmo após a identificação das barras.
d) Para quem não completou a bateria a barra considerada será zero e o carro deve ser entregue na secretaria de prova.
e) Como as pistas utilizam sistema de tape interrompido, o carro que eventualmente estiver sobre o trecho deverá ser levado imediatamente para o local determinado pelo Diretor de prova.
f) É obrigatório o uso do cartão de identificação nas fendas durante os intervalos de troca das mesmas.
g) Somente será permitido o uso de Glubs em spray, fornecido pela loja e aplicado pelo diretor de prova ou auxiliares. Outro tipo de glub será proibido inclusive em jigs.
h) A loja deverá abrir com sua pista limpa, pronta para receber o glub spray e inicio dos treinos.
ARTIGO 20º - PENALIDADES
São infrações ao Regulamento:
a) Toda ofensa direta ou indireta em relação a qualquer pessoa que executa a função de Autoridade de Prova ou Oficiais de Competição.
b) Toda e qualquer manobra intencional tendo por escopo inscrever um veículo/piloto não qualificado.
c) Todo procedimento fraudulento ou manobra desleal que prejudique o caráter esportivo da competição ou interesse do automodelismo.
d) Toda desobediência a qualquer dos artigos deste regulamento.
Todas as infrações a este Regulamento, cometidas pelos seus Organizadores, Oficiais, Agentes de Competição, Concorrentes, Pilotos e afins, poderão ser objeto das seguintes penalidades:
a) Advertência; Sinalizada, Verbal ou Escrita;
b) Perda de posição no "grid";
c) Acréscimo no tempo total;
d) Perda de volta;
e) Impedimento de participação em treino oficial ou parte dele;
f) Perda de posição na ordem de chegada;
g) Multa (independentemente de outras sanções);
h) Exclusão de bateria/prova;
i) Proibição de acesso à área técnica desportiva;
j) Desclassificação da bateria / prova;
Parágrafo único - O piloto é responsável diretamente por todos os atos cometidos por ele, membros de sua equipe, parentes e amigos.
Qualquer infração cometida por uma das pessoas anteriormente citadas, acarretará penalidade ao piloto, conforme este artigo.
SERÁ EXPRESSAMENTE PROIBIDO FUMAR NAS DEPENDÊNCIAS DAS LOJAS DURANTE AS CORRIDAS.
ARTIGO 21º - EMISSÃO DE CHEQUE SEM PROVIMENTO DE FUNDOS
O concorrente que efetuar pagamentos, à LOJA ou ao CLUBE ORGANIZADOR, com cheque sem provisão de fundos, de sua emissão ou de terceiros, ou sustar o pagamento do mesmo, terá a sua participação em outros eventos suspensa, até a quitação de seu débito e sem prejuízo de outras sanções.
ARTIGO 22º - RECLAMAÇÕES
Procedimentos: As reclamações técnicas e desportivas somente poderão ser impetradas por concorrentes da mesma prova e da mesma categoria, devendo ser apresentadas por escrito e acompanhadas da respectiva caução, até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial.
a) Se a reclamação for procedente, o reclamante receberá a título de devolução o valor correspondente aos itens reclamados.
b) Se a reclamação for improcedente, o piloto reclamado não terá direito a receber o a importância referente aos itens reclamados.
ARTIGO 23º - TAXAS
A taxa de reclamação técnica, para cada item reclamado, será de R$ 150,00 (cem e cinquenta reais).
ARTIGO 24º - Casos omissos a este regulamento, serão analisados julgados pela Comissão, cuja decisão será soberana, não cabendo recurso sobre a mesma.
REGULAMENTO TÉCNICO
ARTIGO 1º - Somente poderão ser utilizados os equipamentos colocados à disposição dos pilotos para venda ou sorteio, homologados, autorizados e permitidos, pela Comissão.
Parágrafo 1º - MOTORES – Categoria Caixa Nacional e FDX
Os Set ups homologados são exclusivamente os TWP e REDFOX com induzidos pro slot S16D , sendo que somente um (01) poderá ser utilizado por etapa(quarta, semi, final), e um coringa(para toda a competição), que deverá ser apresentado na primeira vistoria e será lacrado, permitido a utilização de rolamento na caixa do motor, para a Caixa Nacional TWP ou Red Fox. .
Os Set ups homologados são exclusivamente os Proslot FDX com induzidos pro slot S16D , sendo que somente um (01) poderá ser utilizado por etapa(quarta, semi, final), e um coringa(para toda a competição), que deverá ser apresentado na primeira vistoria e será lacrado.
Motor FK 4002: Especificações do fabricante.
Não é permitido alterar a caixa, sendo que se pode retirar o parafuso para soldar o motor no chassi.
Preparação:
1. Caixas deverão ser originais Proslot FDX, sem qualquer tipo de re-trabalho, exceto solda de bucha. Não são permitidos rolamentos.
b) Cabeçotes deverão ser originais ProSlot FDX, permitido rebater as casas de carvão de ambos.
São permitidos os cabeçotes de avanço regulável, colagem de bucha, substituição dos postes de molas por modelos de qualquer material ou procedência e o re-trabalho das ferragens porta-escovas originais.
c) Carvões Big Foot e Goldust são permitidos.
d) Imã deverá ser o original Parma ou FDX, podendo ser retificados e carregados.
e) Induzidos deverão ser S16D Pro Slot com as especificações abaixo.
f) Buchas poderão ser trocadas por original ou similar, mas não poderão ser em resina.
g) Será permitido o uso de molas de aço.
h)Qualquer item não mencionado acima é proibido.
Motores S16D
Será permitido o uso de qualquer tipo de cola para fixação dos imãs e ferragens na preparação do motor que deverá ser com caixa e cabeçote ProSlot FDX, e uso dos induzidos ProSlot S16D com as seguintes características técnicas:
1. Diâmetro entre .510 e .570 com comprimento das laminas mínimas de .490 (proibido induzido OUTLAW PS-701 s).
2. Será permitido a usinagem dos ímãs, sendo que o gap mínimo é de .570 para o set up.
Parágrafo 2º - CHASSIS
Os modelos permitidos são aqueles homologados (UPAF), conforme modelos abaixo.
É permitido somente o uso de um (01) chassis por prova.
Preparação:
a) Não será permitida nenhuma alteração nas características do chassis, ou seja, não se pode eliminar ou substituir qualquer um de seus componentes.
b) Rodas dianteiras serão opcionais.
c) Só serão permitidos ajustes de folga e retrabalhos de solda.
d) O ajuste no comprimento do chassis poderá ser feito pelo deslocamento da lingüeta do guia e pillow block , desde que a distancia entre o centro do pino do guia e o centro do eixo traseiro fique entre +/- 2 mm da medida original.
Item chassi:
É permitido alterar o posicionamento dos pintubes dentro da mesma superfície inicialmente soldada.
MODELOS HOMOLOGADOS :
Chassi TWP homologado -
Chassi Proparts homologado -
Chassi B52 homologado -
Chassi Lynx homologado-
Chassi Red fox homologado -
Chassi ABCD homologado
Todos estes modelos deverão ter entre o centro do guia e o centro do eixo traseiro as medidas entre 110 mm e 114 mm sem tolerâncias para menos e para mais, independente do chassi entregue a comissão para homologação.
Não serão aceitos nenhum argumento ou questionamento em relação a este item.
e) A altura livre em relação à pista deverá ser de 0,7 mm na largada.
Parágrafo 3º - CARROCERIAS
Os modelos de carroceria :
Sprint Caixa Nacional: PEUGEOT 905 REDFOX -
Sprint caixa FDX : LOLA ASTON MARTIN TWP
FK motor sorteado e lacrado: PEUGEOT 307 TWP
Poderá ser utilizada uma carroceria extra, desde que com pintura idêntica, para os carros que se classificarem para a final.
Ajuste:
a) A altura máxima de qualquer ponto da carroceria em relação à pista será de 45 mm.
b) A carroceria deverá cobrir totalmente o carro no sentido longitudinal, devendo estar sobre ela o guia e os pneus traseiros.
Parágrafo 4º - IDENTIFICAÇÃO
O nome do piloto deverá estar escrito de forma legível.
Parágrafo 5º - EIXO e PNEUS
Todo e qualquer pneu a ser utilizado na prova deverá ser na cor preta e ofertados nas lojas.
O tipo de pneu utilizado será lacrado e sorteado entre os competidores no dia da prova.
Será a critério do piloto a utilização dos pneus lacrados no treino.
A bitola máxima do carro deverá ser de 82,6 mm.
O eixo será de livre procedência metálico e não poderá ser vazado.
Será proibido o uso de eixos de 2mm
Parágrafo 6º - TRANSMISSÃO
Pinhão:
Serão permitidos quaisquer tipos e modelos de pinhões, inclusive os angulares.
Coroas:
1) Serão de livre procedência porem de nylon, em pitch 64, de 35 a 39 dentes.
2) São expressamente proibidos os modelos angulados, as com centro total em alumínio que apresentam somente os dentes em nylon, e as GT1.
Parágrafo 7º - COMPONENTES DIVERSOS
O guia a ser utilizado será de livre procedência.
As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.
Os fios não poderão ser do tipo rígido.
Parágrafo 8º - PESO
O carro S16D caixa Nacional deverá ter o peso mínimo de 78 g
O carro S16D caixa FDX deverá ter o peso mínimo de 83 g -
O carro FK deverá ter o peso mínimo de 74 g
ARTIGO 2º - VISTORIAS
Antes do início da competição todos os carros deverão passar pela vistoria e serão devidamente lacrados.
Todos os carros poderão ser vistoriados a qualquer momento durante a prova. Se alguns dos itens constantes deste regulamento não estiverem de acordo o competidor será desclassificado da prova.
Ao término da corrida os três primeiros carros serão vistoriados e seus motores abertos.
Ao final da prova o comissário técnico poderá escolher aleatoriamente qualquer participante para ser vistoriado.
Inspeção:
a) Inspeção e lacração da carroceria verificando o nome do piloto.
b) Inspeção da altura total da carroceria em relação ao solo.
c) Inspeção e lacração do chassis.
d) Inspeção da altura da parte traseira do chassis em relação à pista.
e) Inspeção da bitola das rodas traseiras.
f) Inspeção e lacração do motor soldado no chassis verificando-se a caixa, cabeçote, imã e induzido.
g) Peso do carro.
OBS.: Todo competidor somente poderá retirar seu carro após quitação total de seus débitos.
ARTIGO 3º - RECURSOS E RECLAMAÇÕES
Em se tratando de recursos e reclamações qualquer competidor poderá fazê-lo até 30 min. após a divulgação dos resultados mediante pagamento da taxa de R$ 150,00 (cem e cinquenta reais) por item reclamado junto à direção de prova.
Se constatadas as irregularidades no carro do reclamado o reclamante receberá seu dinheiro de volta e o reclamado receberá as punições cabíveis determinadas pela comissão examinadora.
Caso não sejam constatadas irregularidades no carro do reclamado a taxa cobrada será repassada para o reclamado.
ARTIGO 4º - DISPOSIÇÕES FINAIS
Casos omissos a este regulamento serão analisados e julgados pela comissão, cuja decisão será soberana, não cabendo recurso sobre a mesma.
PROGAMAÇÃO E HORÁRIOS
Sexta-feira dia 23 -
Corrida SPRINT de S16D Caixa Nacional
Pista desligada as 18:00 hs -
Bolha: PEUGEOT 905 REDFOX
Pneu: Lacrado Loja -
Horário da Vistoria: 18:00hs
Tomada de Tempo e Corrida: 19:00hs
Sábado dia 24
Corrida SPRINT S16D Caixa FDX -
Pista desligada as 12:00 hs
Bolha: Aston Martins TWP
Pneu: Lacrado Loja
Horário da Vistoria: 12:00hs
Tomada de Tempo e Corrida: 13:00hs
Domingo dia 25
Corrida SPRINT de Motor FK - SORTEADO e LACRADO
Bolha: Peugeot 307 TWP
Pneu: Lacrado Loja
Horário da Vistoria: 10:00hs -T
omada de Tempo e Corrida: 11:00hs
Valores das Inscrições, Motor FK Sorteado e Pneu:
- S16D Caixa FDX e Caixa Nacional:
Valor de R$ 120,00 (Inscrição e 01 par de Pneu TWP)
- FK Sorteado:
Valor R$ 150,00 (Inscrição, 01 par de Pneu TWP e 01 Motor)
- Motor FK Extra: Valor R$ 75,00
- Pneu Extra: Valor R$ 50,00
OBS.: AO SER DESLIGADA A PISTA, APÓS O TREINO, TODOS OS PILOTOS DEVERÃO ESTAR COM SUA FICHA DE INSCRIÇÃO ENTREGUES NA DIREÇÃO DE PROVA.
O PILOTO QUE NÃO ENTREGAR A FICHA DE INSCRIÇÃO ATÉ O TÉRMINO DO TREINO NÃO PARTICIPARÁ DA PROVA.
A LIMPEZA E GLUBAGEM DA PISTA DEVERÃO SER EXECUTADAS POR UM FUNCIONÁRIO DA LOJA SEDE DO EVENTO.
Speedway Autorama
Rua T65, no 222, Setor Bela Vista
Goiânia-GO
Fone 62 8466-8888
Sugestões de Hoteis :
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RESUMO VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
É obrigatório o uso das carrocerias homologadas pela Comissão.
Na frente o corte deverá ser feito mantendo o spooler original de 1 mm, na traseira deverá deixar uma faixa vertical de no mínimo 1 mm.
PESO:
• S16D Caixa Nacional – 78g
• S16D FDX – 83g
• FK 4002 – 74g
BOLHA
• S16D Caixa Nacional – Cadilac - TWP
• S16D Caixa FDX – Aston Martin - TWP
• FK Sorteado – Peugeot 307 - TWP
PNEUS:
• S16D Caixa Nacional – TWP lacrado
• S16D FDX – TWP lacrado
• FK 4002 – TWP lacrado
COROA:
• Nylon pitch 64
• Não é permitida coroa hibrida;
• Não é permitida a utilização de coroa angulada
PINHÃO:
• pitch 64
EIXO TRASEIRO:
• Proibido eixo vazado;
• Somente permitido uso de eixo 3/32
MANCAL TRASEIRO:
• Somente metálicos;
• Proibido o uso de rolamentos
GUIA:
• Livre
ALTURA LIVRE TRASEIRA:
• 0,70 mm na vistoria inicial
BITOLA TRASEIRA:
• Máximo 82,6mm
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