lunes, 11 de marzo de 2024

PORTUGAL - TROFÉU MG B(RAGA) DEPOIS DA VITÓRIA DE PAULO MENDES EN SLOT CLUBE DO PORTO

 


TROFÉU MG B REVIVAL – PROVA #2
“ TROFÉU MG B(RAGA) DEPOIS DA VITÓRIA DE PAULO MENDES “
Como se esperava, a passada sexta-feira dia 8 de Março foi mais um dia que ficará na memória de todos quantos estiveram presentes na segunda prova do Troféu MG B Revival, e foram muitos. Apresentaram-se à chamada, 36 pilotos oriundos de vários pontos do país.
Desde muito cedo que pilotos e máquinas (bem aperaltadas) começaram a chegar ao Slot Clube do Porto para as últimas afinações e treinos de adaptação à pista.
Pelo ritmo com que os treinos se desenrolavam, adivinhava-se uma corrida com grandes disputas e mangas com desfechos imprevisíveis.
A noite começou com a votação do Elegance Trophy e dos 38 pilotos inscritos, 37 foram os modelos que desfilaram na “red carpet” que depois de analisados por todos os participantes, foram eleitos os 3 melhores MG B, tendo sido o primeiro vencedor da noite, o lindíssimo MG B de Luís Filipe Morais que desta forma venceu o Elegance Trophy.
Nos lugares secundários ficaram os MG s de Rui Queirós e José Carlos Cidrais, numa votação em que foi difícil escolher os melhores entre tantos e tão bons trabalhos que estiveram a concurso.
A noite já ia longa e começaram as hostilidades da primeira manga e enganem-se quem pensa que estavam reunidos os pilotos menos rápidos. Esta manga que por opção é destinada a quem vem de longe e completada há pelos lugares da classificação geral, veio mostrar que o ritmo começava alto e teríamos um resto de corrida que teria de ser forçosamente feita a um ritmo elevado.
A manga foi como seria de esperar, dominada por Lino Marão que com 216 voltas, deixou distantes, o estreante Pedro Figueiredo ( 206 ) e Francisco Geraldo que completou o pódio provisório com 204 voltas. Foi uma manga com grandes disputas em pista e com vários pilotos a passar pela liderança da mesma. O clima chuvoso originou alguns despistes e acidentes que acabaram por condicionar a prestação de alguns concorrentes.
Moura Távora, Manuela Varejão e Alfredo Castro Pereira, lutaram entre si pela obtenção do primeiro lugar fora do pódio tendo sido o piloto de Coimbra a conseguir o quarto lugar depois de uma acesa disputa com a única senhora presente neste Troféu, Manuela Varejão que assim conseguiu a quinta posição com as mesma voltas ( 198 ) que Moura Távora, deixando para trás o piloto de Gaia que terminou no sexto lugar com 197 voltas.
Tudo se voltava agora para os pilotos da segunda manga. O mote estava dado e agora era tentar superar as prestações da manga anterior.
Nesta manga tínhamos muitos estreantes e todos eles de grande e reconhecido nível, faltava ver como se adaptariam a estes pequenos MGB.
Começa o domínio dos homens da terra dos arcebispos. A manga foi totalmente dominada por Augusto Amorim que acabou por vencer a mesma totalizando 214 voltas deixando a concorrência bem distante.
Um dos estreantes, Márcio Teixeira ( 210 ) e outro dos estreantes, Jorge Gonçalves (Cavalo) com 209 voltas, completaram o pódio desta segunda manga que, como se pode verificar, nenhum dos pilotos conseguiu completar mais voltas que o vencedor da manga 1, Lino Marão.
Nuno Godinho, Paulo Costa a representar o nosso saudoso Jorge Cruz e Rui Mota, lutaram pelos seguintes lugares. Desta luta, saiu vencedor o Nuno Godinho que com 206 voltas conseguiu superiorizar-se a Paulo Costa ( 206 ) que teve o infortúnio de bater num carro que estava parado por baixo da ponte e o acidente custou-lhe, além de um melhor lugar, a frente do seu MG B. que ficou totalmente destruída . O simpático piloto de Braga, Rui Mota terminou no sexto lugar a apenas uma volta destes 2 pilotos.
Dos restantes pilotos desta manga, acidentes e problemas mecânicos acabaram por ditar a sorte de Luís Ribeiro e Filipe Morais que não conseguiram atingir os seus objetivos para esta segunda prova. Estas corridas são assim mesmo, só terminam no fim e muito pode acontecer até lá.
Estava guardada para o fim a manga onde tudo se iria decidir. Estavam presentes os 12 melhores e mais rápidos pilotos da primeira prova. Muito se esperava desta manga e as expetativas estavam lá em cima.
Desde muito cedo se começou a ver que Paulo Mendes, fruto de um andamento absolutamente fantástico, com tempos verdadeiramente estratosféricos em quase todas as calhas, iria chamar para si a vitória desta prova.
Foram vários os pilotos que foram passando pela liderança da corrida e tudo ainda estava em aberto, contudo, desde cedo que alguns dos pilotos ficaram arredados da luta pela vitória. Desde logo, com o motor a não ajudar, o vencedor da prova anterior, Zé Pedro Vieira, lutou durante toda a manga com um motor que começava a perder força e a condicionar a prestação de, mais um piloto de Braga. Iria ser complicado conseguir replicar a prestação tida no arranque do Troféu.
A manga ia avançando, as trocas de calhas iam-se sucedendo e começa a emergir a recuperação de Francisco Bianchi que, aos poucos e com um MG superiormente afinado, ia aos poucos trepando pela classificação e aproximando de Zé Mário Sousa e Raúl Pinto.
Um final de prova fantástico, muito seguro e rápido, foi Francisco Bianchi a conseguir superiorizar-se aos restantes pilotos e com 218 voltas, acabou por ficar no segundo posto, somente a duas voltas do vencedor, Paulo Mendes ( 220 ). A luta pelo mais baixo lugar do pódio ficou circunscrita 3 pilotos, tendo sido Zé Mário Sousa a conseguir obter o terceiro lugar com 216 voltas, deixando nos lugares seguintes, Raúl Pinto e Zé Pedro Vieira a uma e duas voltas respetivamente.
Esta manga foi intensamente disputada pelos 12 pilotos, a distancia entre todos eles acabou por demonstrar isso mesmo, mas sem sombra de dúvidas, os MG B de Paulo Mendes e Francisco Bianchi, estiveram num patamar superior.
Em resumo, 3 mangas fantásticas, 3 histórias diferentes e com desfechos obtidos com “sangue, suor e lágrimas”, mais uma noite de sexta feira com um ambiente fantástico, uma boa disposição que só provas desta natureza conseguem proporcionar.
Uma noite de grandes duelos em pista, grandes acidentes e despistes. Enfim foi mais uma noite de Troféu onde nada faltou, nem as Tripas à moda do Porto.
Parabéns a todos os pilotos presentes que, proporcionaram mais uma grande noite de slot e a demonstração de que o slot está bem vivo, que o Slot Clube do Porto continua a gostar de receber todos quantos gostam deste hobby e sente-se honrado por os receber.
Parabéns aos grandes vencedores da noite, e um agradecimento muito especial a todos quantos se deslocaram de fora do Porto para mais esta prova. A todos obrigado, aos pilotos de fora do Porto. Muito Obrigado.
Afinal já descobrimos o que quer dizer o “B “ do MG. Sem dúvida que é um B de Braga.
Até Abril que no Slot Clube do Porto é MG Mil!
Classificação Final – Pódio
1º Classificado – PAULO MENDES – 220 Voltas
2º Classificado – FRANCISCO BIANCHI – 218 Voltas
3º Classificado – JOSÉ MÁRIO SOUSA – 216 Voltas

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